VII Gala do Desporto de Oeiras
A VII Gala do Desporto de Oeiras decorreu no Lagoas Park Hotel, onde a autarquia fez a entrega dos Prémios Municipais de Espírito Desportivo, galardoou os atletas do concelho nas categorias Nacional e Internacional, e os participantes nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Pequim.
A abrir a cerimónia, em que foram homenageados 155 atletas que na última época desportiva conquistaram títulos, nas diversas modalidades, ao nível nacional e internacional, o vice-presidente da autarquia, Paulo Vistas, lembrou e louvou também os êxitos obtidos pelos restantes atletas oeirenses, que conquistaram feitos semelhantes, mas no plano regional.
Paulo Vistas reafirmou a continuidade na aposta da autaqruia no desporto e no movimento associativo, como factor de valorização do concelho, destacando a importância dos 44 por cento das verbas inscritas no orçamento do desporto da Câmara, num total de 1,25 milhões de euros, destinados ao associativismo desportivo.
O vice-presidente da Câmara de Oeiras referiu-se ao número cada vez maior de colectividades existentes no concelho, alertando que será feita uma avaliação do trabalho de cada uma delas, e que os subsídios municipais serão selectivos, e de acordo com o interesse dos projectos apresentados, para o concelho.
Paulo Vistas disse ainda revestir-se da maior importância o investimento da autarquia em melhorar e criar novas infra-estruturas desportivas, lembrando algumas das próximas apostas camarárias, como a nova sede do 1.º de Dezembro de Queijas, e a cobertura dos recintos polidesportivos de Valêjas e Unidos Caxienses.
Falou também dos planos para o novo pavilhão da Associação Desportiva de Oeiras, do arrelvamento dos campos do Algés e da Lage, do parque desportivo do Porto Salvo, da criação do um grande Centro Náutico em Algés e de um pavilhão multiusos com capacidade para acolher grandes eventos, a nascer na Serra de Carnaxide.
Após a intervenção do vice-presidente da Câmara de Oeiras, a Gala do Desporto prosseguiu com a respectiva cerimónia de entrega dos prémios, com destaque para a atribuição dos Prémios de Espírito Desportivo, em três categorias distintas: Desporto Escolar – Prémio Professor Celorico Moreira; Desporto Federado – Prémio Jesus Correia; Promoção dos Valores de Espírito Desportivo – Prémio Noronha Feio.
Contudo, este ano, devido à apresentação de apenas uma candidatura, o Prémio Professor Celorico Moreira não foi atribuído, por decisão do júri, que decidiu ainda não entregar o Prémio Jesus Correia, tendo deliberado apenas a atribuição de duas Menções Honrosas, a Liliana Oliveira, do Clube Português de Orientação e Corrida, e a João Silva, do Clube Olímpico de Oeiras.
Já no Prémio da categoria de Promoção dos Valores do Espírito Desportivo – Professor Noronha Feio, foram atribuídas duas Menções Honrosas, a António Monge Dias, da Sociedade de Instrução Musical de Porto Salvo e a João Paulo Ferreira do Clube Recreativo Leões de Porto salvo, enquanto o Prémio Municipal foi entrege a Mário Godinho, do Clube de Corfebol de Oeiras.
Seguiram-se muitas outras homenagens, feitas aos atletas e equipas que eleveram alto o nome do concelho de Oeiras, com a conquista de vários títulos, tanto ao nível das competições nacionais, como internacionais.
Foram ainda galardoados todos os atletas presentes nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Pequim 2008:
Inês Monteiro, Hélder Ornelas, Jessica Augusto, Rui Pedro Silva e Sara Moreira (atletismo) do Maratona Clube de Portugal; Arseniy Lavrentiev (natação) e Pedro Dias (Judo) do Sport Algés e Dafundo; Perpétua Vaza e João Martins (natação) do Centro Nuno Belmar da Costa; e Sara Duarte (equitação) do Centro equestre João Cardiga.
Nunca será demais dar os parabéns aos 4 atletas do Minigolfe Clube de Portugal
João Nabais Campeão Nacional Homens 2008
Tiago Cruz Campeão Nacional Juniores 2008
João Miguel Campeão Nacional Infantis 2008
Margarida Pereira Campeã Regional Sul Senhoras 2008