head> O blog da guida: UNIVERSO ALTERNATIVO ( IV ) .comment-link {margin-left:.6em;}

O blog da guida

Para ver, aprender, descobrir, sentir e gostar.

terça-feira, maio 01, 2007

UNIVERSO ALTERNATIVO ( IV )




ACUPUNCTURA


TEORIA

Integrada na medicina tradicional chinesa, pressupõe a estimulação de pontos ao longo dos meridianos do corpo (ligados aos orgãos e à sua energia ou áreas anatómicas), através de várias técnicas, sendo a mais comum a inserção de agulhas. de acordo com a Associação portuguesa de Acupunctura e Disciplinas Associadas (APA-DA), "os pontos de acupunctura são locais de poucos milímetros quadrados ao longo dos meridianos que através de determinada técnica de punctura podem influenciar o fluxo de energi no organismo, de acordo com o efeito terapêutico pretendido, resultado do diagonóstico energéticos". Existem centenas de pontos (só no pavilhão auricular, por exemplo, são mais de uma centena) que, para além de uma função ligada à tonificação e desbloqueamento de energia, t~em uma função orgânica. A maioria das pessoas recorre a este ramo da Medicina Tradicional Chinesa relata não sentir dor ou apenas um ligeiro incómodo associado à inserção das agulhas.


RISCOS


É fundamental procurar um acupunctor credenciado e com experiência, dada a complexidade da conjunção dos pontos dos meridianos. A selecção dos pontos deve ser rigorosa e estar de acordo com o diagonóstico energético, sob pena de induzir perturbações energáticas que em nada contribuirão para o restabelecimento da saúde do paciente. Para além disso, a prática incorreta da acupunctura pode traduzir-se, por exemplo, no desenvolvimento de infecções.

DESCOBERTAS DA CIÊNCIA

Segundo a organização Mundial de Saúde comprovou-se que a eficâcia da acupunctura no alivio da dor no pós-operatório, naúseas durante a gravidez, naúsea e vómito resultante da quimioterapia, dores de dentes, com muito poucos efeitos secundários. Também pode aliviar a ansiedade, a perturbação de pânico e insónias. A acupunctura reduz a frequência e severidade de alguns tipos de dores de cabeça, mas a sua eficácia em cefaleias crónicas diárias ainda não foi estudada.
Esta terapia ajuda ainda pacientes que sofram de osteoatrite do joelho.
A acupunctura ainda não ermite tratar a depressão, mas é uma terapia segura e pode ser positiva para algumas pessoas.