head> O blog da guida: UNIVERSO ALTERNATIVO ( III ) .comment-link {margin-left:.6em;}

O blog da guida

Para ver, aprender, descobrir, sentir e gostar.

quarta-feira, abril 25, 2007

UNIVERSO ALTERNATIVO ( III )


                              
QUIROPRÁTICA 


TEORIA 

Traduzida á letra,quiroprática significa "manualmente eficaz" e assenta no pressuposto de que o corpo tem uma enorme capacidade de auto-cura e a nossa estrutura física e as suas funções estão intimidamente ligadas. O seu principal objectivo é, pois, a regularização da relação que existe entre a estrutura e o funcionamento corporal, restabelecendo o desempenho normal da coluna e do sistema musculo-esqueléctico. É usado em situações como dores nas costas, musculares, resultantes da prática desportiva, entorses, rigidez dos membros, asma.
O terapeuta recorre a radiografias, observação e palpação, para analisar o paciente, e o seu método assenta na manipulação, especialmente na região da coluna vertebral (com vista ao ajustamente das vértebras) e os músculos, assim como mobilizações das articulações. Pode ainda envolver tratamentos à base de gelo, calor, estimulação eléctrica, ultrasons, entre outros.


RISCOS 

Esta terapia não pode ser apliacada em indivíduos que sofram de patologias do foro ósseo (como osteoporose ou artrite reumatóide), de problemas resultantes da pressão na medula espinalou de alterações graves a nível sanguíneo.
Por outro lado existe o risco (ainda que baixo) de a artéria vertebral (que irriga o tronco cerebral) ficar comprimida na sequência da manipulação das vertebras cervicais. Em consequência, a irrigação cerebral é afectada e a pessoa pode sentir alterações ao nível da linguagem, a visão, paralisia e, em casos extremos, falecer.


DESCOBERTAS DA CIÊNCIA 

Existem dezenas de estudos realizados sobre a sua eficácia, mas os dados não são conclusivos. Sabe-se que os pacientes que recorrem a esta terapia apresentam melhores resultados que aqueles que não se sujeitam a qualquer tipo de tratamento. No entanto, os seus efeitos não são melhores no caso de quem procura outras técnicas, como massagens terapêuticas. A eficácia da quiroprática em relação ás dores nas costas é ainda incerta, mas paralelamente alguns estudos sugerem que pode atenuar dores de cabeça, de pescoço e ciática.

2 Comments:

At 25/4/07 17:02, Anonymous Anônimo said...

por motivos de saude infelizmente nao sao todos os tipos de medicina alternativa k dao pra este corpinho.
bom feriado

 
At 25/4/07 21:18, Blogger Magri said...

Obrigada pela visita.
Descobri também o teu blog, que acho interessante e muito útil, pelas informações sobre diferentes medicinas alternativas.

Um abraço.

 

Postar um comentário

<< Home