head> O blog da guida: UNIVERSO ALTERNATIVO (II) .comment-link {margin-left:.6em;}

O blog da guida

Para ver, aprender, descobrir, sentir e gostar.

quarta-feira, abril 18, 2007

UNIVERSO ALTERNATIVO (II)




MEDICINA AYURVÉDICA


TEORIA

É a medicina oficial da India, país onde foi criada há mais de 3000 anos. Trata-se de um sistema de saúde holístico ( o seu grande objectivo é o equilibrio do corpo, mente e espírito), no qual se incluem dietas, yoga, editação, plantas medicinais, jejum, massagens e fármacos ayurvédicos. De acordo com a sua filosofia-base, há uma releção entre o individuo, o universo e a saúde - a doença surge quando esta ligação é corompida. Segundo a medicina ayurvédica existem três forças (doshas) - compostas por um ou dois elementos da natureza (água, fogo, terra e ar) -que controlam as actividades do organismo. Assim, a probalilidade de a pessoa vir a desenvolver uma determinada patologia é condicionada pelo seu estado de saúde física e mental, estilo de vida e (des) equilibrio dos doshas.


RISCOS


Algumas substâncias não foram ainda estudados de forma aprofundada e são potencialmente tóxicas. Segundo um estudo norte-americano cerca de 14 medicamentos ayurvédicos de venda livre continham chumbo, mercurio ou arsénico. Ainda que, uma vez  que estes medicamentos são o resultado da combinação de várias substâncias, torna-se difícil saber qual delas gera efeitos e porquê.


DESCOBERTAS DA CIÊNCIA

Até ao momento, foram realizados poucos estudos rigorosos sobre as diversas práticas da medicina ayurvédica. Investigadores da Universidade do Arizona encontram-se a analizar plantas usadas para tratar patologias inflamatórias e a sua eficácia em casos de asma e artrite. Outra equipa oposta na investigação do composto da planta mucuina priens e as sua potencialidades para previnir ou atenuar os efeitos da doença de Parkinson.Investigadores da Universidade da Pennsylvania, depois de testarem os efeitos de uma planta (guggulipid) ao nível da hipercolesterolomia e d concluirem que é ineficaz (chegando em aguns casos a aumentar os níveis de maus colestrol), estão agora a analisar as potencialidades da medicina ayurvédica a nível cardiovascular.

4 Comments:

At 18/4/07 22:48, Blogger Era uma vez um Girassol said...

Gosto de saber mais acerca desse universo alternativo.
Deve ser boa a massagem com as pedras basálticas...
Quando voltar ao Oriente vou experimentar!
Bjs

 
At 21/4/07 21:30, Anonymous Anônimo said...

Olá...passei, apenas para dizer olá...não é muito, mas é o que posso dizer agora, volto sempre!!!

 
At 23/4/07 19:34, Blogger Margarida said...

olá Guida, é muito interessante este tema que tens no blog, porque o saber ocupa o lugar da ignorância.Obrigada por partilhares connosco.
bjs da avó guida

 
At 26/4/07 12:04, Blogger Deepak Gopi said...

Is ayurveda popular there also?
I dont think magnet therapy is a part of Ayurveda

 

Postar um comentário

<< Home