head> O blog da guida: UNIVERSO ALTERNATIVO .comment-link {margin-left:.6em;}

O blog da guida

Para ver, aprender, descobrir, sentir e gostar.

domingo, abril 15, 2007

UNIVERSO ALTERNATIVO


Começo hoje por escrever um de nove dos tratamento que tem a ver com um conjunto de terapêuticas que partem de uma base teórica distinta da medicina convencional e envolvem meios de diagonóstico e tratamentos próprios.
Existem diversas categorias:
sistemas de medicina alternativa (medicina tradicional chinesa, medicina ayurvédica, homeopatia, naturopatia etc.); terapias que recorrem a técnicas cujo objectivo é "aproveitar" a capacidade que a mente tem de influnciar as funções do organismo (meditação, musicoterapia, hipnose, etc.); terapias biológicas,que se baseiam no rcurso a plantas medicinais, vitaminas; métodos que assentam na manipulação do corpo, como a quiroprática; e terapias energéticas (como o reiki).

AROMATERAPIA

TEORIA

Envolve o recurso a essências de óleos no intuito de melhorar o bem-estar e equilibrio fisico e psicológico. O leque de óleos essenciais é vasto - camomila, eucalipto, gerânio, alfazema, rosa, alecrim, sândalo, manjerona, nerol - e cada um deles oferece propriedades especifícas, existindo fórmulas calmantes, estimulantes, antibacterianas e anti-inflamatórias. Podem ser combinados ou usados isoladamente e aplicados através de massagens ou, po exemplo, adicionados ao banho de imersão, podendo também ser inalados.É indicada para situações como ansiedade, stress, dores musculares ou problemas de pele entre outros.

RISCOS

Como são concentrados, quando aplicados directamente sobre a pele, os óleos podem originar alergias, por isso o ideal é realizar-se um teste médico de despistagem antes de aplicar a fórmula pela primeira vez. Para além disso, o recurso à aromaterapia está contra-indicada durante a gravidez, em individúos com asma, hipertensos ou com epilepsia. Não deve ser aplicada em crianças, antes da exposição solar, como não deve ser combinada com tratamentos homeopáticos.

DESCOBERTAS DA CIÊNCIA

Não existem estudos que sustentem todas as propriedades terapeuticas atribuidas à aromaterapia. Sabe-se que os óleos essenciais podem actuar ao nível fisiológico e que estimulam uma área do sistema nervoso ligado às emoções, mas até ao momento ainda não se conseguiu apurar de que forma é que isso acontece.
A aromaterapia parece ser útil como apoio em situações de ansiedade e pode promover o bem estar-estar em doentes com cancro e pacientes sujeitos a intervenções cirurgicas.

2 Comments:

At 16/4/07 16:16, Blogger Fátima said...

Ora aí está um tema bem interessante – uma terapia que também já aprendi (como parte de um curso de terapias complementares) e que uso com alguma frequência.

Vou ficar atenta às próximas terapias!

Bjinhos :)

 
At 16/4/07 23:21, Anonymous Anônimo said...

Mais uma partilha fantástica!!! bem haja por existires linda!!! jinhos muitosssssssssss

 

Postar um comentário

<< Home