head> O blog da guida: MAIS UM CONVITE ... .comment-link {margin-left:.6em;}

O blog da guida

Para ver, aprender, descobrir, sentir e gostar.

terça-feira, maio 15, 2007

MAIS UM CONVITE ...

Vai-se realizar a última jornada do Campeonato Individual de Minigolfe na bonita cidade de Vizela a cerca de 15 Km de Guimarães (O berço da Nação). Se quiser sair do seu concelho no próximo fim de semana fica aqui outra proposta agradável.

VIZELA:


Concelho fortemente industrializado, foi habitado desde tempos remotos, como provam inúmeros vestígios castrejos e do período de romanização. As próprias termas de Vizela, bastante conhecidas hoje, já eram exploradas pelos romanos, que ali construíram os primeiros banhos públicos para aproveitar as qualidades medicinais das águas sulfurosas, que brotam de nascentes a uma temperatura superior a 60 graus. Para além da vertente termal, o concelho oferece outras atracções ao visitante, desde vários monumentos interessantes a belas paisagens e à possibilidade de praticar diversas actividades de lazer, como o remo, o ténis ou a pesca.


Entre o património edificado, destacam-se a ponte romana na freguesia de São João, que fazia parte da via militar entre Amarante e Braga, o Paço de Gominhães (1280), a Igreja Matriz de São Miguel (século XIII) ou a Casa de Sá (solar de finais do século XVII). Vale a pena subir ao Monte de São Bento para visitar o santuário, que inclui uma capela do século XIV, e admirar do miradouro o magnífico panorama, e fazer o mesmo no Monte de Santo Adrião, com a encantadora capela da Senhora da Tocha, em estilo pré-românico. Para usufruir de momentos de tranquilidade, o Parque das Termas possui uma vegetação invulgar, um grande lago e nascentes de água, enquanto da pitoresca «Bica Quente», situada no centro da cidade de Vizela, também brotam águas sulfurosas do minúsculo fontanário.


O vale de Vizela é atravessado pelo rio que lhe dá nome, de belas margens verdejantes e recantos onde ainda se podem ver velhos moinhos e azenhas a trabalhar.


O concelho também se gaba de uma excelente gastronomia que apresenta saborosos pratos de bacalhau, polvo grelhado, vitela e cabrito no forno, mas a especialidade local é, sem dúvida, o característico pão-de-ló coberto (ou «bolinho») de Vizela, único em Portugal pela forma rectangular, com a massa ligeiramente húmida polvilhada de açúcar.


9 Comments:

At 16/5/07 19:02, Blogger Belzebu said...

Vou estar lá perto, mais exactamente em Riba D`Ave, mas minigolfe nunca foi o meu forte! Quanto a Vizela, conheço bem e posso dizer que é uma zona bem agradável!
Saudações infernais!

 
At 16/5/07 19:25, Anonymous Anônimo said...

Que o Universo conspire a teu favor!!! jokinhas amiga :):) estarei contigo energeticamente claro hihihih

 
At 17/5/07 10:14, Blogger maresia_mar said...

Olá Guida,
eui conheço bem Vizela pois temos lá fábricas com quem trabalhamos.. é uma bonita cidade, onde se come muito bem.
Bjhs e bom resto de semana

 
At 18/5/07 14:37, Anonymous Anônimo said...

pra mim fika um pouko longe.
na da pra dar uma saltada.
se fosse em julho se calhar ate dava.
b.f.semana

 
At 19/5/07 00:22, Anonymous Anônimo said...

Eu até ia . . . mas tenho por aqui sopa de corno de borla e . . . tenho q aproveitar. Bom fim de semana

 
At 20/5/07 17:09, Blogger Caracolinha said...

Boa divulgação ... o que eu gosto da gastronomia ... :)

Beijoca encaracolada !!!!

 
At 22/5/07 10:05, Blogger soslayo said...

Margarida:

Mas ó minha querida amiga pelos vistos não vais a Guimarães apenas para jogar no teu 'hobbie preferido' mas também devido à gastronomia ihihihihih. juntas o útil ao agradável. Um beijo e bons sucessos desportivos.

 
At 23/5/07 08:30, Blogger Deepak Gopi said...

:)

 
At 23/5/07 11:44, Blogger Era uma vez um Girassol said...

Guida, pois aqui vai outro convite:
Vai ao girassol, que há festa!
E brinda comigo à amizade...
Beijinho

 

Postar um comentário

<< Home