head> O blog da guida: SHIATSU .comment-link {margin-left:.6em;}

O blog da guida

Para ver, aprender, descobrir, sentir e gostar.

terça-feira, maio 29, 2007

SHIATSU


Técnica milenar oriental que consiste em ir pressionando os vários meridianos ao longo do seu percurso sobretudo certos e determinados pontos chamados tsubos para assim reequilibrar a energia que circula no corpo e nos órgãos.
Tem por detrás a mesma filosofia da acupunctura só que o trabalho em vez de ser feito com agulhas é feito com os dedos ou com as mãos.
A ideia é actuar de forma semelhante à acupunctura libertando ou sedando a energia que circula ao longo dos meridianos o que se traduz em mais e melhor saúde.
No Ocidente o shiatsu é usado sobretudo como reequilibrador de energia e usado para relaxamento e melhoria geral de todo o corpo.
No oriente para além desta vertente extremamente importante, é também usado como técnica para curar todo o género de doenças.
No Ocidente está a começar a ser também cada vez mais usado nesta vertente.
Este é um método que trabalha do interior para o exterior ou seja actua na parte mais interna do corpo trazendo benefícios a todo ele.
É ideal para todas as pessoas que têm medo das agulhas ou mesmo para quem se quer sentir bem, com mais saúde e mais bem estar.
(Simplesmente espectacular)


Acupunctura

Medicina milenar usada para restabelecer a saúde e reequilibrar o corpo.
Baseia-se na teoria de que o corpo é percorrido por energia, energia essa que flui ao longo de todo o corpo em canais chamados meridianos.
Ao longo desses meridianos existem pontos, chamados pontos de acupunctura, os quais são usados para activar ou sedar a energia que circula ao longo desse meridiano.
Cada meridiano tem inúmeros pontos os quais por sua vez têm uma ligação com outros meridianos o que mostra bem a complexidade de situações que se podem gerar.
Normalmente cada meridiano é associado a um órgão em particular mas como o corpo está todo interligado cada órgão acaba por influenciar outros órgãos e assim todo o corpo.
Se a ideia de energia a circular no corpo não é real para si saiba que hoje em dia isso já se encontra provado apesar de não se saber que tipo de energia é e das muitas vozes que afirmam que isso é mentira.
Para aquelas pessoas que só acreditam na medicina, saibam que hoje esta já provou sem quaisquer margens de dúvidas que a acupunctura cria e liberta endorfinas (substancias neurotransmissoras capazes de alterar quer o funcionamento nervoso quer a produção de hormonas) o que como se sabe afecta todo o corpo.
Hoje já são muitos os médicos que a usam ou que a recomendam em complementaridade com a medicina clássica, apesar de outros ainda não a terem aceitado completamente.
A acupunctura tradicional usa agulhas finíssimas que são introduzidas em determinados pontos para assim fazer o tratamento; no entanto hoje em dia já se usa a electroacupunctura.



1 Comments:

At 7/6/07 00:47, Blogger Mocho Falante said...

olá olá

Já fiz Shiatsu e obtive grandes resultados, desta vez utilizei a acupunctura para o meu processo de emagrecimento e os resultados são surpreendentes
cada vez estou mais adepto das disciplinas do Oriente

beijocas

 

Postar um comentário

<< Home