head> O blog da guida: OEIRAS COM(VIDA) - EXPOSUB PORTUGAL 2006 .comment-link {margin-left:.6em;}

O blog da guida

Para ver, aprender, descobrir, sentir e gostar.

sexta-feira, abril 07, 2006

OEIRAS COM(VIDA) - EXPOSUB PORTUGAL 2006

Cerca de cinco mil visitantes são esperados, de 6 a 9 de ABRIL, no primeiro salão internacional de actividades subaquáticas realizado no país, a ExpoSub Portugal 2006, a decorrer em Oeiras. O certame pretende colocar Portugal na rota do mergulho a nível internacional e promover esta actividade entre os nacionais.
"Existem muitos mergulhadores portugueses que nunca praticaram a actividade em Portugal. Preferem outros destinos onde as águas são mais quentes e transparentes", lamenta Fernando Reis, um dos organizadores. O também mergulhador diz que o arquipélago do Açores, por exemplo, "tem um dos fundos mais fantásticos" para praticar a actividade a nível europeu. "Infelizmente, não é conhecido lá fora", acrescenta.
Durante quatro dias, especialistas portugueses e estrangeiros vão falar de mergulho em 28 conferências dedicadas às actividades debaixo do mar, nomeadamente a arqueologia e a fotografia subaquáticas, mas também às aves e peixes marinhos. Com uma área de dois mil metros quadrados, o certame vai contar com 52 expositores, entre escolas, centros de mergulho, federações ou associações da modalidade.
"Queremos divulgar o mundo subaquático e a forma do ser humano interagir com ele", explica Fernando Reis. O mergulhador refere ainda que no salão internacional se pode ter acesso a tudo o que diga respeito às actividades que propiciam o conhecimento do fundo do mar. Material, agências de viagens e seguros para mergulho são alguns dos exemplos.
Para cativar os leigos, o salão, que tem por tema O saber do mar, vai oferecer "baptismos" gratuitos de mergulho com escafandro (equipamento próprio para mergulhadores que tenham de ficar muito tempo debaixo de água) para pessoas com mais de oito anos, em duas piscinas instaladas no local, com água aquecida e com 1,20 metros de profundidade. Fernando Reis estima que a organização consiga atingir os 200 baptismos.
Numa destas piscinas, no sábado, o mergulhador Vítor Oliveira, campeão nacional de apneia estática (ficar imóvel debaixo de água sem respirar) em 2002, vai tentar superar o seu recorde de cinco minutos e dois segundos.
O salão internacional de actividades subquáticas é um evento mais vocacionado para o mergulho amador, mas abrange as principais actividades subaquáticas recreativas e desportivas, desde a apneia, caça submarina, fotografia subaquática, mergulho técnico, iniciação ao mergulho, arqueologia e cinema. Pretende reunir num espaço único as entidades oficiais do mundo do mergulho, fotógrafos, editoras de revistas especializadas, entre outros. O certame é organizado pela Associação Portuguesa para a Dinamização do Mergulho e pelo Fórum Mergulho.


site a visitar: www.exposub.com

Informações úteis:

LOCAL
Oeiras
HORARIOS
De 06-04-2006 a 09-04-2006Quinta das 15h00 às 23h00 (entre as 15h e as 19h só para profissionais)Sexta, sábado e domingo das 15h00 às 23h00 (público em geral)
PREÇO
2,5€. Crianças até aos 8 anos: entrada livre.
OBSERVAÇÕES
Na Antiga Fundição de Oeiras.