head> O blog da guida: GESTÃO NO REINO ANIMAL .comment-link {margin-left:.6em;}

O blog da guida

Para ver, aprender, descobrir, sentir e gostar.

quinta-feira, agosto 10, 2006

GESTÃO NO REINO ANIMAL


Todos os dias, a formiga chegava cedinho à oficina e desatava a trabalhar. Produzia e era feliz. O gerente, o leão, estranhou que a formiga trabalhasse sem supervisão. Se ela produzia tanto sem supervisão, melhor seria supervisionada?E contratou uma barata, que tinha muita experiência como supervisora e fazia belíssimos relatórios. A primeira preocupação da barata foi a de estabelecer um horário para entrada e saída da formiga. De seguida, a barata precisou de uma secretária para a ajudar a preparar os relatórios e contratou uma aranha que além do mais, organizava os arquivos e controlava as ligações telefónicas. O leão ficou encantado com os relatórios da barata e pediu também gráficos com índices de produção e análise de tendências, que eram mostrados em reuniões específicas para o efeito. Foi então que a barata comprou um computador e uma impressora laser e admitiu a mosca para gerir o departamento de informática. A formiga de produtiva e feliz, passou a lamentar-se com todo aquele universo de papéis e reuniões que lhe consumiam o tempo! O leão concluiu que era o momento de criar a função de gestor para a área onde a formiga operária, trabalhava. O cargo foi dado a uma cigarra, cuja primeira medida foi comprar uma carpete e uma cadeira ortopédica para o seu gabinete.
A nova gestora, a cigarra, precisou ainda de computador e de uma assistente (que trouxe do seu anterior emprego) para ajudá-la na preparação de um plano estratégico de optimização do trabalho e no controlo do orçamento para a área onde trabalhava a formiga, que já não cantarolava mais e cada dia se mostrava mais enfadada.Foi nessa altura que a cigarra, convenceu o gerente, o leão, da necessidade de fazer um estudo climático do ambiente. Ao considerar as disponibilidades, o leão deu-se conta de que a Unidade em que a formiga trabalhava já não rendia como antes; e contratou a coruja, uma prestigiada consultora, muito famosa, para que fizesse um diagnóstico e sugerisse soluções.
A coruja permaneceu três meses nos escritórios e fez um extenso relatório, em vários volumes que concluía: "Há muita gente nesta Empresa".
Adivinhem quem o leão começou por despedir?A formiga, claro, porque "andava muito desmotivada e aborrecida".

7 Comments:

At 11/8/06 19:26, Anonymous Anônimo said...

Adorei a fábula! Está espectacular! Infelizmente, estas coisas não acontecem só nas histórias! BOm fim de semana e bom início do trabalho.

 
At 13/8/06 14:51, Anonymous Anônimo said...

Bonita história. Quando tudo corre bem vem sempre alguem que complica tudo. A mente humana gosta é de baralhar! Beijos

 
At 13/8/06 16:30, Anonymous Anônimo said...

oi guida
criativa como sempre!
Eu também já tinha saudades deste teu canto!
Claro que as tuas férias devem ter sido do melhor ainda por cima parece que estives-te no museu do pão! O dono é ex colega do teu marido não é ?
abraços

 
At 14/8/06 21:41, Blogger Aprendiz de Viajante said...

Muito obrigada pelas palavras que deixaste no meu blog! Gostei de te conhecer, voltarei...

Bjo

 
At 16/8/06 15:35, Blogger Catarina said...

Pois é... se essas coisas acontecessem so por piada!! Mas infelizmente também acontecem na realidade!
Uma boa forma de satirizar com a gestao de certas empresas :)

Bjtos!

 
At 16/8/06 16:31, Anonymous Anônimo said...

olá amiga,

O teu blog é sempre um colírio para a vista, quer pelas excelentes imagens quer pela tua forma de escrever. A música é de extremo bom gosto e podes apostar que as reportagens do òscar ainda vão dar que falar.

Sem sair de casa nas férias, as tuas fotos fizeram-me viajar mentalmente para o calor e para o mar.

Continua! Beijinhos da colega e amiga Maria José

 
At 16/8/06 16:34, Anonymous Anônimo said...

Adorei, continuas a fazer um excelente trabalho. Beijos para ti e para o òscar.

 

Postar um comentário

<< Home