EDUCAÇÃO ALIMENTAR NA ESCOLA
Nesta, como noutras áreas, a aliança entre a escola, a família e os serviços da comunidade é fundamental. Aos médicos de família e às escolas cabe uma grande responsabilidade na educação das crianças e das suas famílias. Qual é a criança que resiste a uma "gomazinha" ou a um "Bolicau" comprados à esquina da escola? Qual é a criança ou o adolescente que prefere comer na cantina, em vez de comprar a tentadora fatia de pizza e a cola mesmo em frente à escola que frequenta?
Existem pais que tentam adoptar regras de alimentação correcta em casa, mas as tais lojas que rodeiam as escolas alteram-lhes as voltas. Há escolas onde, nos bufetes ou em máquinas, se vendem produtos que nunca deveriam entrar em tais estabelecimentos (Afinal a escola não serve para educar também na alimentação?). Sei de professores que tentam levar os seus alunos a adoptarem hábitos alimentares correctos, mas esbarram com a incompreensão e falta de colaboração dos pais para, juntos, tentarem motivar as crianças a resistir às tentações que as rodeiam.
Nas escolas, a alimentação correcta não se deve ficar por conhecimentos trabalhados nas aulas de Ciências da Natureza. Ela deve passar pela prática na cantina e no bufete, que deverão seleccionar cuidadosamente a oferta e cuidar da sua apresentação. Para ser saudável, a comida não precisa de ser insípida nem desagradável à vista. Existem cantinas com um funcionamento excelente em que, perante uma oferta muito diversificada, colorida e apelativa de saladas diversas, os alunos, sem a tal serem obrigados, se serviam de vegetais e os comiam.
Não é fácil ensinar a comer bem. Não é fácil resistir a um mundo de fast food e de consumismo, cada vez mais tentador. Portanto, pela saúde das crianças e jovens, há que unir esforços. Escola, família e comunidade são três vértices de um triângulo, que deve ser coeso na educação alimentar das gerações mais jovens.
9 Comments:
As nossas energias andam na mesma frequência!!! 1º a praia, agora este texto, lol, amanhã xplico-te, lolol mas fiquei que nem podia ao ver o texto, jokinhas
Pois é já viste?
mas também ando muito malandro e não etnho vindo deixar-te um coment. de qualquer modo a amizade mantem-se. abraços
Que bom que voltou! Realmente fica difícil educar as crianças a comer bem com os Mac Donalds da vida a "dar" bonecos de personagens de filmes junto com os seus lanches.
beijos
As escolas são o complemento da casa e como tal penso que cada vez mais se deveria de dar atenção a tudo o que esta relacionado com as crianças
beijos
Olá
cada vez mais a escola e a familia se têm que unir pelo bem dos nossos filhos!
Infelizmente vou continuar ausente por uns tempos pois a falta de tempo devido a excesso de trabalho não me permite visitar os meus amigos nem gerir bem o meu blog. Prometo voltar logo que seja possível. Até já e muitos beijos
Olá, já voltaste...
Grandes férias!
Eu ainda tenho uns dias em Outubro.
Quanto à nutrição dos miúdos, tens toda a razão...
Eu é que precisava de aprender a comer...que nunca aprendi!!!!
Muito bom post e o slide show está giro!
Bjs
Guida é um prazer ter mulheres tão inteligentes e ao mesmo tempo doces visitando a pitangueira. Ter o meu blog linkado pelo seu é muito bom! Muitos dos blogs que visito estão nos meus favoritos porque às vezes me atrapalho um pouco na hora dos links. Sou novata com essa máquina.
beijos
Agradeço as gentis palavras que me escreveu no comentário. Pode adicionar-me.
Também considero o seu blog interessante e útil pelo que o adicionarei.
Um abraço
Ps- É fácil tirar boas fotografias e escrever com alguma inspiração sobre os Açores... Afinal de contas aquela terra é um paraíso terrestre!
é de facto um tema que necessita de grande intervenção de todos os técnicos...a obesidade infantil sobe a ritmo super perigoso, por isso uma acção de educação elementar é essencial
beijocas
Postar um comentário
<< Home