head> O blog da guida: EDUCAÇÃO ALIMENTAR NA ESCOLA .comment-link {margin-left:.6em;}

O blog da guida

Para ver, aprender, descobrir, sentir e gostar.

terça-feira, setembro 12, 2006

EDUCAÇÃO ALIMENTAR NA ESCOLA

Nesta, como noutras áreas, a aliança entre a escola, a família e os serviços da comunidade é fundamental. Aos médicos de família e às escolas cabe uma grande responsabilidade na educação das crianças e das suas famílias. Qual é a criança que resiste a uma "gomazinha" ou a um "Bolicau" comprados à esquina da escola? Qual é a criança ou o adolescente que prefere comer na cantina, em vez de comprar a tentadora fatia de pizza e a cola mesmo em frente à escola que frequenta?
Existem pais que tentam adoptar regras de alimentação correcta em casa, mas as tais lojas que rodeiam as escolas alteram-lhes as voltas. Há escolas onde, nos bufetes ou em máquinas, se vendem produtos que nunca deveriam entrar em tais estabelecimentos (Afinal a escola não serve para educar também na alimentação?). Sei de professores que tentam levar os seus alunos a adoptarem hábitos alimentares correctos, mas esbarram com a incompreensão e falta de colaboração dos pais para, juntos, tentarem motivar as crianças a resistir às tentações que as rodeiam.
Nas escolas, a alimentação correcta não se deve ficar por conhecimentos trabalhados nas aulas de Ciências da Natureza. Ela deve passar pela prática na cantina e no bufete, que deverão seleccionar cuidadosamente a oferta e cuidar da sua apresentação. Para ser saudável, a comida não precisa de ser insípida nem desagradável à vista. Existem cantinas com um funcionamento excelente em que, perante uma oferta muito diversificada, colorida e apelativa de saladas diversas, os alunos, sem a tal serem obrigados, se serviam de vegetais e os comiam.
Não é fácil ensinar a comer bem. Não é fácil resistir a um mundo de fast food e de consumismo, cada vez mais tentador. Portanto, pela saúde das crianças e jovens, há que unir esforços. Escola, família e comunidade são três vértices de um triângulo, que deve ser coeso na educação alimentar das gerações mais jovens.

9 Comments:

At 12/9/06 23:54, Anonymous Anônimo said...

As nossas energias andam na mesma frequência!!! 1º a praia, agora este texto, lol, amanhã xplico-te, lolol mas fiquei que nem podia ao ver o texto, jokinhas

 
At 13/9/06 14:09, Anonymous Anônimo said...

Pois é já viste?
mas também ando muito malandro e não etnho vindo deixar-te um coment. de qualquer modo a amizade mantem-se. abraços

 
At 13/9/06 14:17, Blogger Pitanga Doce said...

Que bom que voltou! Realmente fica difícil educar as crianças a comer bem com os Mac Donalds da vida a "dar" bonecos de personagens de filmes junto com os seus lanches.
beijos

 
At 13/9/06 21:20, Blogger Luna said...

As escolas são o complemento da casa e como tal penso que cada vez mais se deveria de dar atenção a tudo o que esta relacionado com as crianças
beijos

 
At 14/9/06 13:44, Blogger maresia_mar said...

Olá
cada vez mais a escola e a familia se têm que unir pelo bem dos nossos filhos!
Infelizmente vou continuar ausente por uns tempos pois a falta de tempo devido a excesso de trabalho não me permite visitar os meus amigos nem gerir bem o meu blog. Prometo voltar logo que seja possível. Até já e muitos beijos

 
At 15/9/06 22:13, Blogger Era uma vez um Girassol said...

Olá, já voltaste...
Grandes férias!
Eu ainda tenho uns dias em Outubro.
Quanto à nutrição dos miúdos, tens toda a razão...
Eu é que precisava de aprender a comer...que nunca aprendi!!!!
Muito bom post e o slide show está giro!
Bjs

 
At 16/9/06 14:52, Blogger Pitanga Doce said...

Guida é um prazer ter mulheres tão inteligentes e ao mesmo tempo doces visitando a pitangueira. Ter o meu blog linkado pelo seu é muito bom! Muitos dos blogs que visito estão nos meus favoritos porque às vezes me atrapalho um pouco na hora dos links. Sou novata com essa máquina.
beijos

 
At 16/9/06 15:07, Blogger Moura said...

Agradeço as gentis palavras que me escreveu no comentário. Pode adicionar-me.
Também considero o seu blog interessante e útil pelo que o adicionarei.
Um abraço

Ps- É fácil tirar boas fotografias e escrever com alguma inspiração sobre os Açores... Afinal de contas aquela terra é um paraíso terrestre!

 
At 16/9/06 16:37, Blogger Mocho Falante said...

é de facto um tema que necessita de grande intervenção de todos os técnicos...a obesidade infantil sobe a ritmo super perigoso, por isso uma acção de educação elementar é essencial

beijocas

 

Postar um comentário

<< Home