head> O blog da guida: SAÚDE .comment-link {margin-left:.6em;}

O blog da guida

Para ver, aprender, descobrir, sentir e gostar.

sábado, junho 10, 2006

SAÚDE

Durante uma aula de Ed.Fisica na 5º feira, o meu filhote magoou-se, fez uma rotura de ligamentos. Entre 4 a 6 semanas terá que ter repouso. É o mais dificil num jovem de 18 anos "repouso" mas lá terá que ser.

Deixo aqui no blog toda a informação sobre entorses. (tirado de Vida Saudável)


Entorse


A entorse do tornozelo resulta do estiramento/rotura de ligamentos que ligam os ossos entre si, por serem sujeitos a uma distensão excessiva devida a torção do pé.
O que é A entorse do tornozelo resulta de uma lesão ligamentar secundária à rotação interna do pé - o pé fica preso no solo e o corpo roda para fora. Esta situação está frequentemente associada a rotura do ligamento perónio-astragalino anterior, mas também se podem verificar fracturas ósseas.

  • Quais as causas

A entorse do tornozelo é devida à rotação interna do pé, ou seja, o movimento em que a planta do pé afectado fica virada para o pé não afectado, ao mesmo tempo que o corpo roda para fora. Se bem que pode estar relacionado com irregularidades no solo, a adopção de determinadas formas de andar, o uso de sapatos altos e saltos estreitos podem facilitar a entorse, tal como situações de fraqueza muscular ou ligamentar.

  • Quais os sintomas

Os sintomas dependem da gravidade da situação, podendo ser considerados 3 graus, dependendo do grau de estiramento e/ou rotura dos ligamentos:


Grau 1 ou entorse ligeira - os ligamentos sofrem estiramento mas não rotura. Os sintomas são ligeiros, no que diz respeito à dor e inchaço local.


Grau 2 ou entorse moderada - os ligamentos sofrem estiramento e rotura incompleta. Os sintomas são mais exuberantes, com dor local, inchaço e, por vezes, hemorragia, dificultando, ou mesmo, impossibilitando a marcha.


Grau 3 ou entorse grave - ocorre rotura completa de um ou mais ligamentos, o que provoca instabilidade do tornozelo. Este aspecto, em conjunto com os sintomas intensos que se desenvolvem imediatamente, tornam a marcha impossível.Os sintomas (dor, inchaço) agravam-se progressivamente após a entorse e tornam-se mais intensos com o calor da cama ou com o banho de água quente.

  • Como se diagnostica

O diagnóstico da entorse é clínico, ou seja, é feito após a observação do doente por especialista de ortopedia. A radiografia do tornozelo pode ser realizada, mas apenas para excluir a coexistência de fractura. Nos casos mais complexos são necessários outros exames complementares como a radiografia sob esforço em varo, para comparação com o lado são.

  • Como se desenvolve

Nem sempre a ausência de sintomas exuberantes permite excluir uma entorse mais grave, pelo que o exame clínico deve ser cuidadoso, além de serem realizados exames complementares sempre que for indicado. A entorse pode provocar lesão de um nervo, ao longo da sua passagem no tornozelo, produzindo dor e formigueiro. Se se formar um pequeno nódulo no local de "consolidação" do ligamento, poderá perpetuar-se a dor e a inflamação crónicas.

  • Formas de tratamento

O tratamento a seguir depende da gravidade da situação. O repouso é fundamental, tal como a elevação do tornozelo e a aplicação de compressas/toalhas geladas.Na entorse ligeira, habitualmente opta-se pela aplicação de uma ligadura elástica seguida de mobilização imediata. A marcha será reiniciada de forma progressiva. Na entorse moderada, além da ligadura elástica e repouso, deve ser utilizado um apoio de marcha (canadiana) durante 3 semanas, de forma a imobilizar a parte inferior da perna.Na entorse grave, a indicação será de operar de forma a suturar os ligamentos e posteriormente aplicar uma imobilização gessada.Formas de prevenção Nas pessoas que apresentam entorses frequentes podem ser utilizados aparelhos ortopédicos (mangas elásticas) e calçado estabilizador do pé e tornozelo.

  • Doenças comuns como diferenciar

O diagnóstico diferencial coloca-se com a fractura do maléolo externo, por rotação externa do pé. A diferenciação é clínica.

  • Outras designações

Torção do pé.Quando consultar o médico especialista A entorse implica observação no serviço de urgência por médico especialista de ortopedia.

8 Comments:

At 10/6/06 18:00, Anonymous Anônimo said...

As melhoras, de preferência rápidas! Jinhos***

 
At 10/6/06 18:38, Anonymous Anônimo said...

Olá mãe galinha!!! Eu sei o que é ter de estar quieta e sem poder fazer quase nada!! Não é afcil suportar a inactividade nos promeiros dias principalmente para os mais activos como o teu filhote!!! Há que ter paciencia!! Bjocas amiga

 
At 10/6/06 20:12, Blogger Catarina said...

Ola Guida,
As melhoras para o seu filhote!

Sou quase uma especialista em entorces :) tenho um marido jogador de futebol que de vez em quando aparece em casa enfaixado como uma mumia!

Por isso nem sequer vejo o Mundial de futebol tamanhas dores de cabeça me dà esse desporto o ano todo!!

Bjtos

 
At 10/6/06 23:13, Anonymous Anônimo said...

As melhoras....

 
At 12/6/06 09:12, Anonymous Anônimo said...

Boas dicas para os praticantes de desporto e não só.
As melhoras ao seu filho.

 
At 12/6/06 10:47, Anonymous Anônimo said...

As melhores do teu nino Amiga, o meu na sexta também veio um pouco ao pé cochinho do treino, mas já está melhor. Dá-lhe jinhos meus.
Muitos jinhos para ti e tem uma excelente semana.

 
At 12/6/06 19:10, Anonymous Anônimo said...

As melhoras para o filhote! e obrigado pelas dicas. já tive umas quantas...

 
At 13/9/10 00:45, Anonymous Anônimo said...

Ola pessoal eu á uns tempos atras tive uma actividade na suiça e num dia muito azarado, torci o pé e tive uma rotura de ligamentos parcial(equivalente a um 3º grau).
Já passei 5 semanas e agora já consigo andar sem canadianas mas não muito, a verdade é que não me preocupo com o tempo mas sim se poderei realizar actividades fisicas sem que esteja dependente do meu tornozelo, se poderei jogar uma partida de futebol ou mesmo dar uma corrida com o mesmoo desenpenho que tive antes da entorce.
Estou um bocado preocupado com a situação mesmo sabendo que vou melhorar, é um bocado frustante pois eu tinha muita actividade fisica e não gostava de mudar.
Por favor alguem me pode esclarecer está duvida?
Ass: Rui Moreira

 

Postar um comentário

<< Home