head> O blog da guida: SAÚDE - ATAXIA .comment-link {margin-left:.6em;}

O blog da guida

Para ver, aprender, descobrir, sentir e gostar.

sexta-feira, junho 30, 2006

SAÚDE - ATAXIA


O QUE É UMA ATAXIA?
Ataxia significa simplesmente incoordenação dos movimentos.
Um bom exemplo do atáxico é a pessoa em estado de embriaguez: a fala é mal articulada, explosiva, intercortada (disartria), o andar de base alargada, em equilíbrio instável, os movimentos finos das mãos são desajeitados, por vezes com tremor.
Quando muito marcada, a ataxia pode afectar o equilíbrio do tronco, com oscilações e desequilíbrio na posição sentada.A analogia não é apenas clínica: o etilismo agudo corresponde a uma intoxicação cerebelosa, e o cerebelo é o orgão do sistema nervoso central responsável pelo equilíbrio e pela coordenação dos movimentos. A sua alteração, ou das suas ligações a outras estruturas, leva à ataxia cerebelosa. Um síndrome cerebeloso é assim definido pelos seguintes sinais:
Disartria Incoordenação das mãos, por vezes com tremor intencional.
Ataxia da marcha. O diagnóstico de ataxia é fácil, basta muitas vezes ver o doente andar, sobretudo em caminhos irregulares, ou ouvi-lo falar, ou ver o que escreveu. O doente atáxico é frequentemente rotulado de bêbado, o que o ofende, tanto mais que o álcool agrava os seus déficits e que aprendeu por isso mesmo a não beber. Outros síndromes neurológicos podem dar perturbações do equilíbrio, confundindo-se com as ataxias, em especial os síndromes vestibulares: caracterizam-se no entanto por vertigens (sensação de rotação do doente ou das coisas à sua volta) e o desequilíbrio é sempre para mesmo lado. Algumas doenças neurológicas ocasionam ataxia, particularmente a esclerose múltipla, intoxicações crónicas e infecções víricas. Muitas das ataxias são, no entanto, hereditárias.
Para mais esclarecimentos sobre esta doença poderão clicar no selo (apahe) que se encontra no meu blog.

1 Comments:

At 30/6/06 23:38, Anonymous Anônimo said...

Obrigado pelo post, e por nos linkar. Contamos sempre com a sua visita.

 

Postar um comentário

<< Home