head> O blog da guida: DIA MUNDIAL DA HIPERTENSÃO .comment-link {margin-left:.6em;}

O blog da guida

Para ver, aprender, descobrir, sentir e gostar.

sexta-feira, maio 12, 2006

DIA MUNDIAL DA HIPERTENSÃO


Muitos hipertensos não dão o devido valor à doença de que padecem, sobretudo, devido à ausência de sintomas. Sem saberem, estão em sério risco de sofrer um enfarte do miocárdio ou um acidente vascular cerebral. Assim, para evitar males maiores, urge medir a tensão arterial e, no caso de se sofrer deste mal, controlar os valores com a terapêutica adequada. Tensão arterial controlada previne 40% dos AVC .Se a hipertensão arterial for tratada e controlada na devida altura, é possível prevenir a ocorrência de aproximadamente 40% dos acidentes vasculares cerebrais (AVC) e 25% dos enfartes do miocárdio. É importante que as pessoas percebam que a prevenção dos acidentes cardio e cerebrovasculares passa pelo controlo da hipertensão arterial.Acontece, no entanto, que um dos principais entraves ao controlo eficaz da hipertensão é a própria terapêutica. Isto porque muitos hipertensos não tomam os medicamentos. Alguns doentes acham que são caros, outros, sentindo-se bem, não encontram motivos para fazer uma terapêutica vitalícia, ainda para mais quando alguns fármacos provocam efeitos secundários muito desagradáveis.Há uma luta constante entre o médico e o doente devido aos efeitos acessórios que quase todos os medicamentos indicados no tratamento da hipertensão provocam. Sendo esta uma patologia silenciosa, o doente não tem sintomas e, de repente, quando passa a fazer terapêutica para controlar a tensão arterial, aí é que começa a ter problemas como, por exemplo, fraqueza, tonturas ou disfunção sexual. Porém, existem outros motivos infundados para a falta de adesão à terapêutica por parte dos doentes. Muitas pessoas, apesar de saberem que são hipertensas, não valorizam o seu problema. Noutros casos, abandonam a terapêutica quando atingem os valores normais, como se não fosse preciso continuar. Há também aqueles doentes que só descobrem o seu problema quando têm um enfarte ou um AVC.
Por isso amigos controlem a tensão arterial e não se esqueçam nunca de tomar os medicamentos, falo por experiência própria pois também faço parte dos hipertensos.

2 Comments:

At 12/5/06 18:50, Blogger Catarina said...

Ola Guida
passei para lhe deixar um bom fim de semana e um Bjnho!

 
At 12/5/06 22:54, Anonymous Anônimo said...

pois... pois... é o meu caso muito descuido... vamos lá a ver se a medicação que tou a tomar vai resolvendo alguma coisa. um abraço

 

Postar um comentário

<< Home