head> O blog da guida: DESPORTO - MINIGOLFE .comment-link {margin-left:.6em;}

O blog da guida

Para ver, aprender, descobrir, sentir e gostar.

sexta-feira, março 24, 2006

DESPORTO - MINIGOLFE

2ª PARTE



2. Equipamento
2.1. Tipos de Campos

Existem actualmente três variantes de Minigolfe, aprovadas pela Federação Internacional para se disputarem Torneios.
A saber: Minigolf Petergolf Alcatifa
O Minigolf tem 24 pistas das quais se escolhem 18, para formar um campo. Cada pista tem 6, 25 m de comprimento por 90 cm de largura, sendo o círculo de 1,2 m.O Petergolf tem 18 pistas obrigatórias no seu desenho e colocação sequencial num local onde se queira praticar esta modalidade. Cada pista tem cerca de 12 m de comprimento, excepto a pista 7 que pode ter entre 20 a 25 m.A Alcatifa tem 25 pistas das quais se escolhem 18, para formar um campo num local onde se queira praticar esta modalidade. Cada pista pode variar entre os 8 e 12 m.
2.2. As bolasAs bolas de Minigolf são fabricadas em plástico PVC ou borracha artificial, tendo a chamada "casca" com um verniz especial.Ao contrário do golf em que se joga com uma bola e vários tacos, no Minigolf, joga-se com várias bolas e um só taco ( o Putter ).As bolas são em geral aprovadas pela Federação Internacional e têm diâmetros entre 37 a 43 mm. Para além disso possuem as seguintes características: Dureza Salto PesoAs bolas têm de ter estas características diferenciadas entre elas, para poderem ser utilizadas em pistas diferentes.Assim uma bola chamada "morta", tem uma dureza elevada, peso médio, salta pouco e é recomendada para o obstáculo Vulcão.Ao contrário uma bola que "salte", tem peso médio, salta muito, a dureza é média e é recomendada para o obstáculo Raio.As bolas têm também comportamentos diferentes conforme a temperatura e o estado do tempo. Assim em tempo frio deve-se aquecer as bolas no bolso e usar bolas que saltem mais. No calor deve-se arrefecer as bolas com gelo ou jogar com bolas que saltem pouco.
2.3. O TacoO taco de Minigolfe é semelhante ao Putter do golf, com a diferença que se coloca uma borracha na "cabeça" do taco. Para quê ? Para permitir um melhor controle de tacada e dar mais precisão.A borracha é também de extrema importância para o controle da força e dos efeitos. É por isso que alguns tacos ( nomeadamente o taco 3 D ) possui vários tipos de borracha, com diferentes graus de dureza, para serem utilizadas em pistas diferentes.
2.4. Equipamento DesportivoNa maior parte das competições federativas é obrigatório o uso de equipamento desportivo que identifique o clube que o jogador represente, bem como é obrigatório o uso de sapatos de ténis.É claro que de Verão se deve usar roupas mais leves, nomeadamente T-shirt do clube e boné, e no Inverno capa para a chuva.
(CONTINUA)

1 Comments:

At 22/3/09 22:16, Anonymous Anônimo said...

Olá Guida,
Seráque me pode ajudar?
Queria saber onde vendem (em Portugal) Kits de minigolfe.
Obrigada
Maria
Limi_ana@hotmail.com

 

Postar um comentário

<< Home