head> O blog da guida: CULTURA .comment-link {margin-left:.6em;}

O blog da guida

Para ver, aprender, descobrir, sentir e gostar.

terça-feira, janeiro 31, 2006

CULTURA



Zanpantzar em Espanha
Vários habitantes de Zubieta, em Navarra, tomam parte num festival - o Zanpantzar - que começa com uma marcha de Zubieta para a vizinha Ituren. Esta antiga tradição realiza-se sempre na última segunda-feira de Janeiro e a "visita" é invertida no dia seguinte, com os "zanpantzars" mágicos a começar a marcha em Ituren.
A figura peluda à direita da imagem é o "hartza" (urso com cornos de carneiro). Outras personagens usam longos chapéus em forma de cone e outras trazem chocalhos de gado.
Na mitologia basca pré-romana, acreditava-se que o som dos chocalhos às costas dos homens afasta os mais espíritos, que ameaçam a vida de todos os dias, e purifica os campos e pastagens.

1 Comments:

At 2/2/06 15:35, Blogger Catarina said...

pois os minhotos são mais simplistas no que toca a afastar os maus espiritos :) corriam-nos com defumos feitos à base de alecrim seco, arruda, palhas de alho e outros ingredientes que jà não me recordo. Mas sinceramente o espectaculo espanhol é mais agradavel à vista e às narinas do que os defumos minhotos. Quanto à eficacia... cabe a cada um acreditar ou não!

 

Postar um comentário

<< Home