head> O blog da guida: Vamos trabalhar até aos 70? .comment-link {margin-left:.6em;}

O blog da guida

Para ver, aprender, descobrir, sentir e gostar.

domingo, dezembro 11, 2005

Vamos trabalhar até aos 70?


Não queria deixar de partilhar convosco esta noticia que li esta semana na revista Visão.

Vários países da Europa estão a subir a idade da reforma. O caso mais recente é o da proposta apresentada, no último dia 30, por uma comissão especificamente criada pela Grã-Bretanha para estudar esta questão e que defende que, já a partir de 2020, homens e mulheres passem a aposentar-se aos 67 anos. Pior ainda: a comissão sugere que, por volta de 2050, a reforma suba para os 68 ou 69 anos, consoante a esperança média de vida tenha, entretanto, evoluido.
Na Alemanha, a nova chanceler, Angela Merkel, acaba também de anunciar a subida da da idade de reforma para os 67 anos, sistema que começará a ser aplicado em 2035.
Na Grã-Bertanha, a reforma aos 65 anos estava em vigor desde 1925. Na Alemanha, tinha baixado para essa idade em 1916, depois do chanceler Bismark a ter fixado em 70 anos. Com o aumento da esperança de vida e a descida da taxa de natalidade que se verifica nos países ocidentais, os economistas receiam uma diminuição do crecimento económico, pois cada vez haverá menos pessoas a pagar impostos e mais a reclamar pensões.