head> O blog da guida: CAPPAS INSECTOZOO .comment-link {margin-left:.6em;}

O blog da guida

Para ver, aprender, descobrir, sentir e gostar.

domingo, setembro 30, 2007

CAPPAS INSECTOZOO


Ontem e porque estava um dia chuvoso e triste, apesar de estar constipada não me apetecia ficar em casa e resolvi ir com a familia até á FIL. E posso dizer que foi uma tarde muito bem passada.
Visitamos as 3 exposições.

A primeira para o pai e filho ou seja Auto Ocasião - Exposição de automóveis usados, instituições financeiras e media especializada. Aqui podia-se encontrar um carro usado com garantia entre centenas de veículos. Estão expostas 350 viaturas com uma média de idade inferior a 4 anos.

A segunda para a mãe Viver Saúde - Salão Internacional Saúde e Bem Estar, onde podemos encontrar produtos de cosmética, naturais, dietéticos, macrobióticos e biológicos. Medicina alternativa, Spas, Termas, Ginásios, Clínicas, Pousadas Residenciais e Centros de Terapia e Reabilitação.

Por fim a terceira para a namorada do meu filho Pet Show - A atenção dada às áreas temáticas destinada a criadores e organizações ligadas a cães, gatos, póneis, cavalos, roedores, aves, peixes e répteis. A maior exposição de répteis alguma vez vista em Portugal. As associações protectoras têm um espaço à disposição para doar animais abandonados.

Inserida nesta última exposição fiquei maravilhada com a pequena mostra de um Museu Vivo de Insectos Sociais que o investigador autodidacta João Pedro Cappa e Sousa, (com quem tive o prazer de falar) abriu ao público em 1988 no Alentejo, mais concretamente em Cuba e com o nome de Cappas Insectozoo, para deste modo revelar os segredos das formigas, das abelhas, das vespas e das térmitas aos visitantes.

A maior parte das pessoas desconhecem o mundo complexo das abelhas, das vespas, das formigas e das térmitas.

Existem ideias estereotipadas erradas na maioria das pessoas sobre o grande universo dos insectos sociais.
no universo das abelhas existem muitas espécies sem ferrão, no universo das vespas existem espécies que fabricam o mel nos seus ninhos de papel, no universo das formigas existem espécies que fazem o seu ninho com seda e no universo das térmitas existem espécies humíferas e fungíferas que melhoram a fertilidade dos solos.

Os estudos realizados neste Museu Vivo ajudam muito a preservação das espécies em vias de extinção. As formigas reprodutoras das espécies em vias de extinção servem para repovoar os lugares onde as espécies estão em perigo.

Para mais informação visitem o site em:  www.cappas-insectozoo.com.pt

1 Comments:

At 2/10/07 19:31, Blogger Fátima said...

Olá amiga Guida,

Quando era criança era capaz de levar horas a observar formigas, fascinavam-me o seu pequeno mundo...

Deve ter sido um dia muito bem passado!

Bjinhos grandes :)

 

Postar um comentário

<< Home