head> O blog da guida: HUMILDADE .comment-link {margin-left:.6em;}

O blog da guida

Para ver, aprender, descobrir, sentir e gostar.

sexta-feira, novembro 17, 2006

HUMILDADE


Francis Obikwelu interrompeu por várias vezes o discurso que fazia depois de receber o prémio de «atleta masculino do ano» da Confederação do Desporto de Portugal. O atleta não conteve a emoção, virou costas, tentou esconder as lágrimas que teimavam em cair dos olhos, colocou as mãos na cabeça. O público aplaudiu de pé no maior momento da noite do Casino do Estoril.
«Estou a tentar falar em português, mas ainda não sei muito bem», disse o atleta de origem nigeriana, enquanto a emoção ainda não aparecia. «Quero agradecer a todos porque se não fosse Portugal não sei como teria sido a minha vida. Ajudaram-me muito», referiu Obikwelu.
A partir deste momento as lágrimas do recordista português não pararam de cair até abandonar o palco. «Este é o melhor país do Mundo», referiu. A plateia emocionava-se com Obikweku e incentivava-o a continuar. «Apoiou-me muito quando sofri abandonado pela selecção da Nigéria. Recorri a Portugal e concretizei o meu sonho». Obikwelu voltava a chorar, virava costas ao microfone e tentava controlar-se. Colocava as mãos na cabeça, mas continuava a chorar. «Vou continuar a honrar e fazer o melhor pelo atletismo e por este país. Vocês merecem. Não tenho mais palavras, apenas para dizer que os jovens são o mais importante que existe, principalmente aqueles que não têm pais. Ajudar os que nada têm é o meu objectivo.»
Obikwelu voltou ao seu lugar, mas as lágrimas não pararam de cair. E Rui Costa não lhe ficou indiferente. O jogador do Benfica, quando foi receber o prémio de «Alto Prestígio», passou pela mesa de Obikweku e passou-lhe as mãos pela cara em sinal de conforto. O atleta aceitou o cumprimento entre dois campeões.

Noticia retirada da net.

2 Comments:

At 17/11/06 22:02, Anonymous Anônimo said...

Eu não me comovi. Eu chorei. Lágrimas de Agradecimento.
Ao Obikwelu. Ao Prof. Miranda. Tambem de cor, Cabo Verdeano.
Foi á 50 anos, ensinou-me a ser
Portugues, tinha 8/9 anitos.
Qual o porquê, de um filho, da pré
Escola ao términus de uma Licenciatura, jamais encontrou,
um Sôto que lhe "ensinasse" Portugal ?. "ComplexoAbrilista"?.
poetaeusou(grato)

 
At 20/11/06 00:40, Blogger Unknown said...

Um homem que não sendo português, honra o país que o acolheu.
Um filho adoptivo, que honra este país, seu pai e mãe, em todos os momentos da sua vida.
Que continue a honrar o país, naquilo que sabe fazer melhor, correr. Já só por ser quem é, pela sua humildade e pelo espírito de sacríficio e força de campeão, jamais será esquecido pelos portugueses, agora, seus irmãos.

 

Postar um comentário

<< Home