head> O blog da guida: PROPOSTA PARA ESTE FIM DE SEMANA .comment-link {margin-left:.6em;}

O blog da guida

Para ver, aprender, descobrir, sentir e gostar.

sexta-feira, fevereiro 10, 2006

PROPOSTA PARA ESTE FIM DE SEMANA


Brokeback Mountain” e "Memoirs of a Geisha" não estreiam na China
Dois dos grandes nomeados aos Oscars foram proibidos de estrear na China.
Mas se a possível interdição de “Memoirs of a Geisha” era até previsível, já o mais que provável vencedor do Oscar de Melhor Filme, “Brokeback Mountain”, acaba por ser – de certa maneira, uma surpresa. De acordo com alguns relatos na imprensa a razão apontada para a proibição/censura tem mesmo a ver com o conteúdo homossexual do filme, algo que aparentemente é um grande tabu na China.
Esta decisão contraria assim as declarações de Ang Lee, que ainda há bem pouco tempo tinha declarado que na Ásia a sexualidade era vista de maneira menos controversa que nos países ocidentais.
Também é certo que China não significa automaticamente Ásia, e que o filme deverá não ter qualquer problema em outros países da região, como o Japão ou a Coreia. Na verdade, e um facto que também deve ter pesado e muito nesta decisão, é a quota anual de filmes estrangeiros que podem estrear na China Continental. Essa quota cifra-se nos 20 filmes anuais, sendo assim natural que se prefiram grandes blockbusters em detrimento de filmes mais independentes. Já “Memoirs of a Geisha” sofre dos traumas da guerra entre Japão e China. O facto de serem vistos no filme vários actores chineses a interpretar papéis japoneses, levou a um sentimento de revolta e que poderia levar a problemas na sua exibição. Assim, o mais provável é que estes filmes tenham um grande lançamento por mecanismos ilegais, estando os DVDs piratas à cabeça. E aí surgem outros problemas…